Sábado – Pense por si

Covid-19: Câmara de Lisboa vai reforçar Linha de Apoio ao Idoso

CML aprovou ainda outra proposta do CDS-PP, também por unanimidade, sobre medidas de prevenção e minimização do risco de transmissão da covid-19.

A Câmara de Lisboa irá reforçar a Linha de Apoio ao Idoso e criar "os mecanismos necessários" para a aceleração dos testes a idosos e cuidadores, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A proposta, subscrita pelo CDS-PP e que foi aprovada por unanimidade na reunião privada do executivo camarário realizada hoje por videoconferência, prevê o reforço da Linha de Apoio ao Idoso, em parceria com as juntas de freguesia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e os voluntários da Rede Social, para permitir "identificar as necessidades, prestar informações essenciais e encaminhar para os programas de apoio social da Câmara Municipal de Lisboa e Rede Social de Lisboa".

Na proposta prevê-se igualmente que a autarquia prossiga "a coordenação e implementação da conversão de hotéis e demais instituições em centros de acolhimento provisório por forma a aliviar a 'pressão' dos lares".

"Há um reforço e há uma necessidade de chegar mais longe e intensificar o ritmo da ação no que diz respeito ao que está a ser feito junto dos mais idosos, particularmente aqueles que estão institucionalizados, que estão em lares, que estão em residências, e que é necessário garantir que têm condições, bem como os seus cuidadores, para evitar que tudo se propague", disse à Lusa a vereadora do CDS-PP Assunção Cristas.

Além disso, a autarquia deverá criar os mecanismos necessários para que, no âmbito dos critérios de saúde pública, se apoie a aceleração dos testes a idosos e cuidadores, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A Câmara de Lisboa aprovou ainda outra proposta do CDS-PP, também por unanimidade, sobre medidas de prevenção e minimização do risco de transmissão da covid-19.

Assim, deverão ser instalados dispensadores de desinfetante em "locais estratégicos da cidade", como nos terminais de transportes públicos.

A autarquia irá ainda recomendar a todos os estabelecimentos comerciais de venda de bens e prestação de serviços essenciais, nomeadamente minimercados, supermercados, hipermercados, frutarias, talhos, peixarias, padarias, papelarias, tabacarias e drogarias, que criem condições para a desinfeção ou lavagem das mãos nas entradas e saídas.

Nos bebedouros públicos da cidade irá ser colocada informação sobre as condições de utilização e a importância de manter regras de higiene no presente contexto e serão reativadas as casas de banho e balneários públicos junto às principais praças de táxis da cidade, para utilização dos taxistas e motoristas de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica).

Caso seja necessário, poderão também ser instaladas casas de banho portáteis.

"Neste momento, com a redução dos espaços comerciais abertos na cidade, nomeadamente bares e restaurantes, essa é uma dificuldade que está a ser sentida pelos taxistas e motoristas de TVDE", disse Assunção Cristas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 94 mil.

Dos casos de infeção, mais de 316 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado no dia 02 de abril na Assembleia da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.