O primeiro-ministro português vai reunir-se com David Sassoli, à margem da sessão plenária da assembleia europeia em Estrasburgo.
O primeiro-ministro português,António Costa, vai reunir-se na terça-feira com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, à margem da sessão plenária da assembleia europeia em Estrasburgo, França, foi esta sexta-feira anunciado.
O encontro, que se inicia pelas 10:45 (hora local, menos uma Lisboa), decorre à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, que se realiza entre segunda e quinta-feira em Estrasburgo.
António Costa, que pediu a reunião, será recebido por David Sassoli no gabinete do presidente do Parlamento Europeu, naquele que é o primeiro encontro desde a reeleição do chefe de Governo português.
Para esta sessão plenária está prevista, na quarta-feira, a votação dos eurodeputados do novo colégio de comissários designados para a nova Comissão Europeia, escolhidos pela presidente eleita do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
A votação surge depois de, esta quinta-feira, o Parlamento Europeu ter dado por concluído o processo de audições aos comissários.
Este foi um processo mais demorado do que inicialmente previsto, já que três Estados-membros tiveram de apresentar novos nomes para o colégio, depois de a assembleia ter rejeitado os primeiros nomes apontados por França (Sylvie Goulard), Hungria (László Trócsányi) e Roménia (Rovana Plumb).
Tal reprovação levou a um atraso no início de funções da Comissão Von der Leyen, forçando o atual executivo de Jean-Claude Juncker a prolongar o seu mandato por um mês.
Na semana passada, a assembleia europeia procedeu às audições dos novos comissários designados por Paris, Budapeste e Bucareste, acabando por dar "luz verde" aos novos nomes apresentados, respetivamente Thierry Breton (Mercado Interno), Olivér Várhelyi (Política de Vizinhança e o Alargamento) e Adina Valean (Transportes).
A votação do colégio de Ursula von der Leyen, que inclui a comissária designada por Portugal responsável pela pasta da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, terá então lugar na próxima quarta-feira em Estrasburgo, e se, como tudo o indica, o voto for positivo, a nova Comissão entrará então em funções já em 01 de dezembro, com um mês de atraso à data inicialmente prevista.
Ausente deste colégio de comissários está o Reino Unido, que se negou até ao momento a apresentar um nome devido às eleições legislativas britânicas do próximo mês.
Costa reúne-se com presidente do Parlamento Europeu na terça-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.