Entre hoje e quarta-feira, o primeiro-ministro vai ouvir na sua residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar. O objectivo? Levar ideias para encontro informal em Bratislava
António Costa vai a Bratislava discutir crescimento económico e emprego com líderes europeus - mas primeiro quer ouvir os partidos. Entre hoje e quarta-feira, o primeiro-ministro vai ouvir na sua residência oficial, em São Bento, as sugestões dos partidos com representação parlamentar. Em cima da mesa estarão assuntos como o crescimento económico, emprego e o Brexit.
"É prioritário que saibamos sair de Bratislava com respostas concretas ao maior factor de angústia para os cidadãos, que tem a ver com as perspectivas de crescimento económico na Europa, de criação de emprego, em particular para os jovens, e perspectivas de termos futuro numa comunidade partilhada", vincou o chefe do Governo na passada sexta-feira, em Atenas.
Fonte do gabinete do primeiro-ministro referiu à agência Lusa que na terça-feira António Costa recebe em primeiro lugar o Bloco de Esquerda, pelas 09h30, seguindo-se ainda durante a manhã, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, o PCP e o PS. Na parte da tarde, será a vez do primeiro-ministro reunir-se com Os Verdes, pelas 15h30, recebendo depois o PAN (Pessoas Animais e Natureza) pelas 16h00.
Por se encontrar em Jornadas Parlamentares até terça-feira, o PSD deverá ser recebido em São Bento na quarta-feira pelas 12h00.
A reunião informal de Bratislava, que se realiza numa altura em que a Eslováquia tem a presidência rotativa da União Europeia, juntará chefes de Estado e de Governo de 27 Estados-membros. O Reino Unido não estará representado. A questão do Brexit, na sequência do referendo britânico e a estratégia de médio prazo da União Europeia serão os dois principais temas em discussão.
No processo de preparação desta reunião informal, António Costa reuniu-se em Atenas, na sexta-feira passada, com os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da Europa do sul. No domingo participou num jantar informal em Berlim a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.
Antes, a convite do presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro já tinha estado em Paris numa reunião que juntou líderes socialistas e progressistas de governos da União Europeia, tendo tido também uma conversa telefónica com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.
Costa reúne-se com partidos antes de cimeira europeia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."