NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Primeiro-ministro determinou medida devido à propagação da nova estirpe do coronavírus, cuja prevalência pode chegar aos 60% nas próximas semanas.
António Costa confirmou que as escolas vão fechar para combater a propagação do novo coronavírus - em particular devido à nova estirpe, mais contagiosa. "Manda o princípio da precaução que procedamos à interrupção de todas as atividades letivas durante 15 dias, interrupção que será compensada no calendário escolar da forma que o ministro da Educação vai ajustar", afirmou.
Lusa
Durante o período de férias, as aulas serão alargadas.
Os pais com filhos cuja idade seja igual ou inferior a 12 anos vão receber um apoio, idêntico ao de março.
"Em primeiro lugar, terão faltas justificadas no trabalho e haverá um apoio idêntico ao que foi dado numa primeira fase do confinamento. As escolas de acolhimento para crianças com idade inferior a 12 anos cujos pais trabalham em serviços essenciais e não podem descontinuar a atividade laboral para estar em casa com os filhos estarão abertas. Continuará a ser dado o apoio alimentar às crianças que beneficiem da Ação Social Escolar", acrescentou o primeiro-ministro.
"Todas as medidas têm um prazo de vigência de 15 dias, embora, na próxima semana, haja uma reavaliação do estado de emergência, que termina [dia 30]. Estas medidas serão reavaliadas dentro de 15 dias e diariamente iremos acompanhar a evolução da chamada estirpe britânica em termos de prevalência na sociedade" declarou.
Porém, Costa frisa que as escolas não são o principal foco de transmissão.
O governante recorda ainda que "temos o dever cívico de reforçar o confinamento".
Os tribunais de primeira instância vão voltar a encerrar, exceto para atos processuais urgentes, devido ao agravamento da pandemia de covid-19. Segundo o primeiro-ministro os tribunais estarão encerrados para atos não urgentes a partir de sexta-feira e durante 15 dias.
"Quanto aos tribunais, são suspensos os prazos de todos os processos não urgentes", afirmou António Costa, após uma reunião do conselho de ministros.
Esta é a segunda vez desde o início da pandemia, em março de 2020, que os tribunais vão estar encerrados, passando apenas a serem realizados atos processuais e diligências relacionadas com direitos fundamentais dos cidadãos, tendo sido aprovado um regime excecional de suspensão de prazos.
O Governo decidiu também encerrar as Lojas do Cidadão a partir de sexta-feira, mantendo o atendimento nos demais serviços públicos apenas por marcação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.