Sábado – Pense por si

Coronavírus: Conselho de Estado durou quatro horas

A reunião, por videoconferência, que começou às 10h15, durou cerca de quatro horas.

A reunião do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente, para analisar a eventual declaração de estado de emergência devido à pandemia Covid-19, terminou hoje cerca das 14:00, disse à Lusa fonte da Presidência.

A reunião, por videoconferência, que começou às 10:15, durou cerca de quatro horas.

A Presidência da República confirmou o final da reunião num comunicado publicado no "site".

O Conselho de Estado é atualmente composto por 19 elementos. Além do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro, pertencem também os presidentes do Tribunal Constitucional e dos governos regionais (Madeira e Açores), assim como a provedora de Justiça e todos os antigos presidentes da República. Integram este órgão mais 10 pessoas (cinco indicadas pelo Presidente da República e outros cinco pelo Parlamento: Eduardo Lourenço, Marques Mendes, Leonor Beleza, António Lobo Xavier, António Damásio, Francisco Louçã, Carlos César, Rui Rio, Domingos Abrantes Ferreira e Pinto Balsemão).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.