O local de atendimento será no Parque de Estacionamento da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, junto à entrada principal do Centro de Saúde.
O Centro de Rastreio Covid-19 em Vieira do Minho vai entrar em funcionamento na quinta-feira, sendo os testes gratuitos para portadores de prescrição médica e pessoas encaminhadas pela linha Saúde24, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a câmara municipal, no distrito de Braga, indica que o local de atendimento será no Parque de Estacionamento da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, junto à entrada principal do Centro de Saúde.
Os resultados, aponta o texto, "serão disponibilizados em 72 horas e enviados para o utente e para a Autoridade de Saúde Pública".
O Centro de Rastreio Covid-19 resulta da parceria entre os municípios que compõem o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Cávado II Gerês Cabreira que, salienta a autarquia, que vinha a solicitar esta medida "há várias semanas" à Administração Regional de Saúde do Norte.
No dia 07 de abril, a Câmara de Vieira do Minho tinha já anunciado que iria pagar os testes de despistagem à covid-19 nos lares do concelho, depois de ter "tentado de forma constante e sucessiva" junto das autoridades nacionais a realização dos mesmos, adquirindo "numa primeira fase" 100 testes.
No dia 03, o presidente da autarquia, António Cardoso, em declarações à Lusa, deixou críticas à forma como estavam a ser distribuídos os testes pelo Governo: "Temos pedido insistentemente que nos sejam enviados testes, as autarquias estão dispostas a suportar os custos, mas o que nos dizem é que os testes estão a ser desviados essencialmente para a zona de Lisboa", criticou o autarca.
O ACeS Gerês/Cabreira é composto pelos municípios de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Viera do Minho e Vila Verde.
O novo centro de despistagem irá ter funcionar às quartas-feiras, entre as 15:00 e as 19:00, e às sextas-feiras, entre as 09:00 e as 13:00
Esta medida vem responder à situação de emergência provocada pela pandemia Covid-19 e vai permitir a realização de 50 testes por semana em Vieira do Minho
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na segunda-feira (+6%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.
Coronavírus: Centro de Rastreio Vieira do Minho entra em funcionamento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.