Sábado – Pense por si

Como o PCP leva a sua Avante!

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 28 de agosto de 2020 às 19:00

Havia limites para angariar dinheiro? Já não há. Há pandemia e festivais proibidos? É um evento político – que financia o partido em milhões.

Quando chega o mês de setembro, os monitores no terreno da Entidade Reguladora das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) já sabem que um evento vai dar trabalho: a Festa do Avante! Ano após ano, desde que o organismo foi criado em 2005, a ECFP dedica os mesmos capítulos à festa nos seus relatórios: "Não cumprimento do limite estabelecido para as receitas em numerário"; "Impossibilidade de confirmar a origem das receitas"; "Incerteza quanto à razoabilidade de rendimentos obtidos por serviços prestados; entre outros".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.