Sábado – Pense por si

Combustíveis: Sete aviões obrigados a reabastecer em aeroportos espanhóis

18 de abril de 2019 às 13:53
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Voos com partida de Portugal vão reabastecer nos aeroportos espanhóis de Sevilha, Madrid e Bilbau devido à greve dos motoristas de matérias perigosas.

Sete aviões com partida de Portugal foram obrigados hoje a reabastecer nos aeroportos espanhóis de Sevilha, Madrid e Bilbau devido à greve dos motoristas de matérias perigosas, que começou segunda-feira e hoje foi cancelada.

Fontes do operador aeroportuário espanhol (AENA) indicaram à agência de notícias EFE que durante a manhã de hoje quatro voos tiveram que fazer uma escala no aeroporto de Sevilha para reabastecer, dois outros no aeroporto de Madrid e um em Bilbau.

Durante todo o dia de quarta-feira, 44 voos tiveram que reabastecer nos aeroportos espanhóis, de acordo com o gestor aeroportuário.

A greve dos motoristas de matérias perigosas começou às 00h00 de segunda-feira e foi convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica.

A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários de Mercadorias e o SNMMP comprometem-se, no protocolo assinado hoje, a concluir até dia 31 de dezembro um processo de negociação coletiva. A primeira reunião vai decorrer no dia 29.

Este processo visa, de acordo com o documento distribuído aos jornalistas hoje em conferência de imprensa, em Lisboa, "promover e dignificar a atividade de motorista de materiais perigosos" e será acompanhado pelo Governo.

A negociação coletiva deverá assentar nos seguintes princípios de valorização: individualização da atividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

O anúncio do fim da greve foi feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?