A patrulha de vigilantes "conseguiu capturar o espécime", confirmando os dados dos caminhantes e aferindo o tamanho de "quatro metros".
Uma cobra pitão albina com quatro metros foi hoje capturada na Fonte Benémola, em Querença, Loulé, após cidadãos terem alertado o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), disse à Lusa o diretor regional do instituto.
Segundo disse à Lusa Joaquim Castelão Rodrigues, o alerta chegou "por volta das 16h00", tendo sido enviada ao local uma patrulha de vigilantes de natureza do Parque Natural da Ria Formosa para o local, no distrito de Faro.
De acordo com aquele responsável, foram populares que "caminhavam num percurso pedestre junto à Fonte Benémola" que avistaram o animal, alertando as autoridades, "a quem enviaram um vídeo, a testemunhar o encontro e o real tamanho do réptil".
Após buscas no local, a patrulha de vigilantes "conseguiu capturar o espécime", confirmando os dados dos caminhantes e aferindo o tamanho de "quatro metros".
O animal irá "pernoitar nas instalações do ICNF" na Quinta de Marim, em Olhão, até que seja encontrado um local onde possa ser tratada, adiantou.
"Vamos procurar uma solução para a cobra, ver quem tem condições para ficar com ela, um 'zoo' aqui no Algarve, ou talvez em Lisboa", disse Joaquim Castelão Rodrigues.
Adiantando que não foi possível apurar a origem do animal, aquele responsável sublinhou que, sendo um animal exótico e albino, normalmente mantido em cativeiro, há uma "grande probabilidade que tenha sido libertada" por um cidadão, devido ao seu tamanho.
As cobras pitão são originárias dos continentes africano e asiático e classificadas como animais exóticos, mas apreciadas por algumas pessoas como animal de estimação e mantidas em cativeiro.
Nenhuma das serpentes desta família possui dentes inoculadores de veneno, porém, tem presas afiadas curvadas para dentro para agarrar sua presas.
Dependendo da espécie, o seu comprimento pode variar entre os quatro a seis metros.
Cobra pitão albina de quatro metros capturada na serra algarvia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.