NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A proposta é assinada pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e tem por objectivo homenagear o escritor, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura há 20 anos.
A Câmara de Lisboa vai discutir na quarta-feira, em reunião pública do executivo municipal, uma proposta no sentido de atribuir o nome do escritor José Saramago a um largo junto à Casa dos Bicos.
A proposta, à qual a agência Lusa teve acesso, é assinada pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e tem por objectivo homenagear o escritor, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura há 20 anos.
O nome de José Saramago, falecido em 2010, deverá ser atribuído ao largo entre a Avenida Infante Dom Henrique e a Rua dos Bacalhoeiros, junto à sede da fundação com o seu nome.
Na placa deverá ler-se "Largo José Saramago, Escritor, Prémio Nobel, 1922-2010".
A proposta, que será apreciada pelo executivo liderado pelo socialista Fernando Medina, assinala que Saramago "deixou uma notável e singular obra literária", que foi traduzida para diversas línguas.
No documento, Catarina Vaz Pinto aponta que "José Saramago produziu uma vasta obra literária que, além de romances, inclui contos, crónicas, diários, literatura de viagens, literatura infantil, peças teatrais, poesia".
Também é referido que a capital portuguesa "acolhe a fundação com o seu nome, na Casa dos Bicos, desde 2012".
"José Saramago é, desde 1998, o único Prémio Nobel da Literatura portuguesa e o segundo Prémio Nobel do nosso país, para além de ser uma personalidade de enorme dimensão intelectual, artística e humana que, pela sua escrita, granjeou dez prémios em Portugal, quatro em Itália e um em Inglaterra, para além dos doutoramentos honoris causa das Universidades de Sevilha, Turim e Manchester, e da condecoração como Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras Francesas, em 1991", justifica a vereadora.
A Comissão Municipal de Toponímia deu parecer favorável a esta homenagem em 09 de novembro, e também a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, onde se localiza o largo, "manifestou a sua total concordância", é apontado.
CML quer atribuir nome de Saramago a largo junto à Casa dos Bicos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.