"Precisamos de heróis de 16 e 17 anos que se estão a sacrificar para chamar a atenção para um problema que nós sabemos resolver", vincou Filipe Duarte Santos.
A greve que milhares de jovens voltam hoje a fazer às aulas em mais de uma centena de países "alertou o mundo" para asalterações climáticas, diz o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).
"Penso que há algo que nos deve interpelar a nós, adultos, e à geração menos jovem, que é o facto de serem adolescentes - começou com [a jovem sueca]Greta Thunberg- que fazem algo que os prejudica momentaneamente, que é não irem às aulas. Só essa ação de adolescentes que se estão a prejudicar é que alertou o mundo", disse à agência Lusa o especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos, que falava à margem do 2.º Congresso "Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra"
O presidente do CNADS e especialista em alterações climáticas comentava o protesto que hoje volta a ocorrer, em que milhares de jovens de mais de uma centena de países, incluindo de meia centena de localidades de Portugal, fazem greve às aulas para protestar contra a inação dos governos em relação ao clima.
"É extraordinário termos chegado a este ponto. Precisamos de heróis de 16 e 17 anos que se estão a sacrificar para chamar a atenção para um problema que nós sabemos resolver e, nesse aspeto, é algo que nos interpela a todos e que também nos dá esperança", vincou Filipe Duarte Santos.
Para o especialista, que foi um dos revisores do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), esta greve mundial de adolescentes está a ter um papel muito importante para se compreender a urgência da questão.
"É algo que é urgente e estes jovens têm despertado a atenção de muitas pessoas para a urgência deste problema", disse.
Em relação a Portugal, Filipe Duarte Santos considera que o país "tem feito um muito bom caminho na redução de emissão de gases com efeitos de estufa", porém, vincou, é sempre precisa mais ambição.
"Esta é uma questão, sobretudo, de natureza ética. As nossas emissões são 1,4% da União Europeia e a União Europeia tem cerca de 10% das emissões globais. Contribuímos com 0,14% para as emissões globais, mas somos bastante afetados. Apesar disso, tem havido, por parte dos diferentes Governos, um grande consenso em fazer o combate às alterações climáticas e devemos fazer esse combate e dar o exemplo", salientou.
O protesto dos jovens, o segundo deste ano, serve para alertar os governos para a necessidade de tomarem medidas concretas para se limitarem a emissão de gases com efeito de estufa, que, segundo os cientistas de todo o mundo, estão a provocar alterações drásticas, graves e rápidas no clima da Terra.
Depois de uma greve idêntica a 15 de março passado, a de hoje tem o apoio dos adultos, professores e organizações ambientalistas.
Estão previstas ações dos jovens em mais de 1.600 cidades de 119 países e em Portugal devem realizar-se manifestações em pelo menos 48 locais, por todo o país.
Clima: Greve de "heróis de 16 e 17 anos" é um alerta para o mundo, diz especialista
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres