Sábado – Pense por si

Cereais deverão ter pior campanha "dos últimos 100 anos" em 2018

20 de fevereiro de 2018 às 13:40
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

As previsões são do Instituto Nacional de Estatística. Trigo, cevada, centeio, aveia e triticale são os cereais afectados.

A campanha de cereais vai ter em 2018, pelo quinto ano consecutivo, uma diminuição de área instalada, prevendo-se "a pior dos últimos 100 anos", de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.

No que respeita aos cereais de Outono/Inverno - que incluem trigo, cevada, centeio, aveia e triticale -, "as actuais previsões reflectem uma redução da área, pelo quinto ano consecutivo, e posicionam a campanha de cereais de grana como a pior dos últimos 100 anos", segundo as previsões agrícolas de Janeiro do INE.

De acordo com o INE, prevê-se que este ano a campanha de cereais "atinja um mínimo histórico de 121 mil hectares, a menor área dos últimos 100 anos (desde que existem registos sistemáticos)". Em 2017, os dados provisórios apontam para uma área de 131 mil hectares.

"A instalação dos cereais de Outono/Inverno decorreu em pleno período de seca meteorológica e com perspectivas de manutenção do quadro de escassez de precipitação, com teores de humidade dos solos muito baixos", o que "conduziu a uma diminuição generalizada das áreas destas culturas face à campanha anterior, que se estima de 5% no centeio e na aveia, de 10% no trigo mole, no triticale e na cevada e de 15% no trigo duro".

"As sementeiras mais tardias (finais de Novembro) dos cereais de Outono/Inverno beneficiaram da precipitação da primeira quinzena de Dezembro e germinaram bem", sendo que "a maioria das searas se encontra na fase de afilhamento [caracterizada pelo crescimento de caules], com povoamentos regulares e desenvolvimento vegetativo normal", segundo o INE.

Adianta que foi possível fazer atempadamente as adubações de cobertura, ficando a sua absorção dependente dos níveis de precipitação futuros.

"Para a aveia, cereal mais precoce, estima-se uma produtividade semelhante à alcançada na campanha anterior", refere o INE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.