
Portugal autossuficiente em 85% com destaque para azeite e tomate
Ministra da Agricultura apontou que Portugal vincou que produção de azeite e tomate está a 160% e 175% daquilo que o país consome.
Ministra da Agricultura apontou que Portugal vincou que produção de azeite e tomate está a 160% e 175% daquilo que o país consome.
Condições meteorológicas adversas vão penalizar a produção, adianta o INE. Este mesmo fator contribuirá também para a diminuição da área de cereais outono/inverno.
O ano agrícola 2016/2017 foi marcado por máximos históricos nas produções de olival e pomares, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas. O Alentejo foi a região com melhores resultados. Pomares também com produções recorde.
As previsões são do Instituto Nacional de Estatística. Trigo, cevada, centeio, aveia e triticale são os cereais afectados.
Diminuição de área instalada explica previsão de escassez.
O mês de Janeiro continuou a ser seco, o que levou a problemas na campanha agrícola. A produção da azeitona é das poucas que se destaca pela positiva.
A produção de cereais no ano agrícola de 2012, "fortemente marcado pela seca", será "a mais baixa desde 2005", mas as culturas de primavera/verão deverão manter os níveis de produtividade, antecipou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Precipitação ajudou as searas a recuperar, mas foi insuficiente para impedir a quebra de produção dos cereais que deve variar entre 15 e 30%
O concelho de Peniche, onde a cultura da batata tem um peso substancial, foi o mais afectado da região de Lisboa e Vale do Tejo com as geadas registadas este inverno, segundo o 1.º relatório do grupo de acompanhamento e avaliação dos impactos da seca 2012.
A produção de cereais vai ficar este ano abaixo das 180 mil toneladas, atingindo "mais um mínimo histórico", devido à diminuição da área semeada e da produtividade originada pelas condições climatéricas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).