Sábado – Pense por si

Centro de saúde de Agualva com consulta de oftalmologia

29 de agosto de 2019 às 21:35
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.

O centro de saúde de Agualva, no concelho de Sintra, vai dispor a partir de setembro de consultas de oftalmologia, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.

Estas consultas resultam de um protocolo de cooperação que vai ser assinado na sexta-feira entre a ARSLVT e o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP).

No comunicado, a ARSLVT refere que a assinatura deste protocolo de cooperação vai permitir a realização de consultas de oftalmologia nos centros de saúde que têm utentes referenciados para o IOGP.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.

"Com a assinatura do protocolo, os oftalmologistas e técnicos de ortóptica do IOGP vão ao encontro dos utentes referenciados nos centros de saúde, respetivos, deixando os utentes de se deslocarem às instalações do instituto, em Lisboa", explica a ARSLVT.

O protocolo prevê, ainda, que as equipas do IOGP tenham o apoio de enfermeiros e administrativos dos cuidados de saúde primários, "pelo que a ARSLVT providencia igualmente o espaço físico e o equipamento".

Neste âmbito estão previstas, igualmente, ações de formação aos médicos e enfermeiros dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa e Vale do Tejo, bem como a promoção da literacia em saúde e autocuidados, dirigida aos utentes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?