O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.
O centro de saúde de Agualva, no concelho de Sintra, vai dispor a partir de setembro de consultas de oftalmologia, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.
Estas consultas resultam de um protocolo de cooperação que vai ser assinado na sexta-feira entre a ARSLVT e o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP).
No comunicado, a ARSLVT refere que a assinatura deste protocolo de cooperação vai permitir a realização de consultas de oftalmologia nos centros de saúde que têm utentes referenciados para o IOGP.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.
"Com a assinatura do protocolo, os oftalmologistas e técnicos de ortóptica do IOGP vão ao encontro dos utentes referenciados nos centros de saúde, respetivos, deixando os utentes de se deslocarem às instalações do instituto, em Lisboa", explica a ARSLVT.
O protocolo prevê, ainda, que as equipas do IOGP tenham o apoio de enfermeiros e administrativos dos cuidados de saúde primários, "pelo que a ARSLVT providencia igualmente o espaço físico e o equipamento".
Neste âmbito estão previstas, igualmente, ações de formação aos médicos e enfermeiros dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa e Vale do Tejo, bem como a promoção da literacia em saúde e autocuidados, dirigida aos utentes.
Centro de saúde de Agualva com consulta de oftalmologia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.