Declaração de Francisco Rodrigues dos Santos é feita no dia em que centenas de pessoas participaram em Lisboa numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que "em Portugal não há racismo estrutural".
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje que Portugal "não é um país racista", mas considera "evidente que existem isoladamente crimes de racismo" no país.
Em comunicado, e sem nomear o partido Chega que organizou hoje uma manifestação, em Lisboa, para dizer que "Portugal não é racista", Francisco Rodrigues dos Santos considerou contudo que "juntar centenas de pessoas nas ruas em plena crise pandémica (...) é uma imoralidade e um insulto a quem está a sofrer com esta pandemia".
"Não vale tudo para responder à retórica da extrema esquerda e à sua visão do país que só existe na cabeça dos seus apaniguados", sublinha Francisco Rodrigues dos Santos em comunicado, considerando que "o bom senso é o único radicalismo de que Portugal precisa".
Para o líder partidário, "é tão óbvio que Portugal não é um país racista, como é também evidente que existem isoladamente crimes de racismo", sublinhou.
A declaração é feita no dia em que centenas de pessoas participaram em Lisboa numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que "em Portugal não há racismo estrutural", como afirmou o presidente demissionário, André Ventura, em declarações aos jornalistas.
Na sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se a uma concentração contra o racismo e antifascista em Lisboa, promovida por várias organizações na sequência da morte do ator Bruno Candé Marques.
No sábado, foi a vez do Porto acolher uma homenagem, que juntou cerca de 200 pessoas em homenagem ao ator, baleado há uma semana na via pública em Moscavide (Loures).
O suspeito do homicídio, um homem de 76 anos, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
CDS-PP diz que Portugal não é racista, mas isoladamente há crimes de racismo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.