Francisco Rodrigues dos Santos disse que o executivo de António Costa "falhou na comunicação" sobre a situação epidemiológica em Portugal, ao permitir uma "narrativa centralista".
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, responsabilizou hoje o Governo pela decisão do Reino Unido de excluir Portugal da lista de países considerados seguros em relação à pandemia de covid-19.
Em Braga, o líder centrista disse que o executivo de António Costa "falhou na comunicação" sobre a situação epidemiológica em Portugal, ao permitir uma "narrativa centralista" que fez com que a situação em Lisboa e Vale do Tejo afetasse a imagem de todo o país.
"Creio que o Governo falhou na comunicação sobre a situação epidemiológica em Portugal, porque o país não é Lisboa e o resto é paisagem. Há mais Portugal para além da capital", referiu.
Sublinhando que a situação está "estabilizada na generalidade do território", Francisco Rodrigues dos Santos considerou que, por força da má comunicação, "está o justo a pagar pelo pecador".
"É o caso de Lisboa e Vale do Tejo, que está a influenciar a perceção internacional do nosso país", referiu.
Para o presidente do CDS, era importante que Portugal, ao nível diplomático, conseguisse "serenar" os seus parceiros estratégicos, designadamente ao nível do turismo.
Propôs mesmo uma campanha que demonstre que "Portugal não é só Lisboa" e que há outras zonas, de baixa densidade populacional, que são seguras para o turista.
"Não vamos tomar o todo por algumas partes onde o processo não está a correr bem", apelou, sublinhando que são os que cumprem que acabam por pagar a fatura do incumprimento dos outros.
Portugal foi excluído da lista de 59 países e territórios considerados seguros pelo Governo britânico, o que significa que os passageiros provenientes de Portugal terão de cumprir os 14 dias de quarentena impostos pelo executivo de Boris Johnson devido à pandemia de covid-19.
CDS culpa Governo pela exclusão de Portugal da lista de países seguros do Reino Unido
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."