Sábado – Pense por si

Cavaco Silva pede "um orçamento amigo da competitividade"

11 de fevereiro de 2016 às 19:10
As mais lidas

O Presidente da República defendeu a ideia esta quinta-feira, em Évora, considerando que, caso contrário, o país pode "enfrentar problemas sérios no futuro"

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que Portugal precisa de "um orçamento amigo da competitividade das empresas, do investimento e da estabilidade do sistema bancário", considerando que, caso contrário, o país pode "enfrentar problemas sérios no futuro".

"Estou certo que os deputados estão conscientes de que, para além da questão do défice, o país precisa de um orçamento amigo da competitividade das empresas, do investimento e da estabilidade do sistema bancário", afirmou.

Cavaco Silva falava aos jornalistas no final de uma visita à Igreja de São Francisco, uma das mais importantes e monumentais de Évora e onde se localiza a emblemática Capela dos Ossos, que abriu ao culto recentemente após obras de reabilitação.

O chefe de Estado referiu que a competitividade das empresas, o investimento e a estabilidade do sistema bancário "são três orientações decisivas para o futuro" da economia portuguesa, sem as quais, alertou, o país pode "enfrentar alguns problemas sérios no futuro".

O Presidente da República disse confiar que seja aprovado na Assembleia da República "um orçamento que dê resposta às preocupações que todos têm em relação ao défice", mas também em relação à "competitividade das empresas para as exportações, ao investimento, em particular o privado, e à estabilidade do sistema bancário".

O Orçamento do Estado para 2016 vai ser discutido na generalidade a 22 e 23 deste mês e tem votação final global marcada para 16 de Março.

Questionado sobre o facto de os juros da dívida soberana portuguesa a dez anos terem atingido os 4,5 por cento, o chefe de Estado observou que "o sistema financeiro europeu atravessa um tempo de turbulência" e que "Portugal tem algumas fragilidades que importa corrigir".

Sobre a igreja, cujas obras envolveram quase 4,2 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, assinalou que foi uma "extraordinária reabilitação e recuperação, que enriquece, ainda mais, o património histórico e cultural de Évora e que vai ajudar a que muitos mais turistas visitem da cidade".

Antes de visitar o monumento, Cavaco Silva visitou o Centro de Formação da GNR de Portalegre e inaugurou um lar para portadores de deficiência e uma estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.