O Presidente da República defendeu a ideia esta quinta-feira, em Évora, considerando que, caso contrário, o país pode "enfrentar problemas sérios no futuro"
O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que Portugal precisa de "um orçamento amigo da competitividade das empresas, do investimento e da estabilidade do sistema bancário", considerando que, caso contrário, o país pode "enfrentar problemas sérios no futuro".
"Estou certo que os deputados estão conscientes de que, para além da questão do défice, o país precisa de um orçamento amigo da competitividade das empresas, do investimento e da estabilidade do sistema bancário", afirmou.
Cavaco Silva falava aos jornalistas no final de uma visita à Igreja de São Francisco, uma das mais importantes e monumentais de Évora e onde se localiza a emblemática Capela dos Ossos, que abriu ao culto recentemente após obras de reabilitação.
O chefe de Estado referiu que a competitividade das empresas, o investimento e a estabilidade do sistema bancário "são três orientações decisivas para o futuro" da economia portuguesa, sem as quais, alertou, o país pode "enfrentar alguns problemas sérios no futuro".
O Presidente da República disse confiar que seja aprovado na Assembleia da República "um orçamento que dê resposta às preocupações que todos têm em relação ao défice", mas também em relação à "competitividade das empresas para as exportações, ao investimento, em particular o privado, e à estabilidade do sistema bancário".
O Orçamento do Estado para 2016 vai ser discutido na generalidade a 22 e 23 deste mês e tem votação final global marcada para 16 de Março.
Questionado sobre o facto de os juros da dívida soberana portuguesa a dez anos terem atingido os 4,5 por cento, o chefe de Estado observou que "o sistema financeiro europeu atravessa um tempo de turbulência" e que "Portugal tem algumas fragilidades que importa corrigir".
Sobre a igreja, cujas obras envolveram quase 4,2 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, assinalou que foi uma "extraordinária reabilitação e recuperação, que enriquece, ainda mais, o património histórico e cultural de Évora e que vai ajudar a que muitos mais turistas visitem da cidade".
Antes de visitar o monumento, Cavaco Silva visitou o Centro de Formação da GNR de Portalegre e inaugurou um lar para portadores de deficiência e uma estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
Cavaco Silva pede "um orçamento amigo da competitividade"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.