Sábado – Pense por si

Castelo Branco: PSD escolhe candidato acusado de ceder a pressões do PS

Margarida Davim
Margarida Davim 08 de abril de 2021 às 13:14

João Belém foi o candidato escolhido por Rui Rio contra a vontade das estruturas locais. Mas acumula polémicas: da alegada cedência a pressões à suposta ligação à Maçonaria. À SÁBADO, José Silvano diz que é "um candidato abrangente" e que "pessoas influentes" do concelho estavam disponíveis para o apoiar.

A história da candidatura do PSD à Câmara de Castelo Branco é intrincada. Para a entender, é preciso seguir o rasto a uma teia de amizades e inimizades, que tem como pano de fundo uma autarquia com uma invejável situação financeira, onde o PS não perde desde 1997, numas autárquicas para as quais os socialistas partem fragilizados depois de Luís Correia perder o mandato por decisão judicial, com a hipótese de ser candidato independente, dividindo o partido. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.