Sábado – Pense por si

Câmara Municipal da Moita alvo de ataque informático

Foram registados ataques semelhantes ao hospital Garcia de Orta, em Almada, ao Jornal Económico e à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) no dia 26 de abril.

A Câmara Municipal da Moita, distrito de Setúbal, sofreu ontem "um ataque ransomware" que afetou todo o sistema informático do município, anunciou a autarquia.

Num comunicado  divulgado ontem na sua página no Facebook, a autarquia explica que após o ataque registado durante a manhã foram acionados de imediato os meios para averiguar o problema, estando já a trabalhar em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária.

Tendo em conta esta situação, a Câmara Municipal da Moita refere ainda que estará limitada nos serviços a prestar à população estando, contudo, alguns destes a funcionar condicionados à situação existente.

Na terça-feira foram registados ataques semelhantes ao hospital Garcia de Orta, em Almada, ao Jornal Económico e à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.