O percurso vai ser reinaugurado no sábado, depois de ter sido recuperado e melhorado pelo município de Pedrógão Grande, ao abrigo de uma candidatura com vista a recuperar as infraestruturas municipais afectadas pelos incêndios.
A Câmara de Pedrógão Grande procedeu à recuperação do percurso pedestre "Contra a Corrente em Direcção ao Açude", que tinha sido destruído pelo incêndio de 17 de Junho de 2017, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
O percurso, que se situa junto à praia fluvial do Mosteiro, vai ser reinaugurado no sábado, dia 6, depois de ter sido recuperado e melhorado pelo município de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, ao abrigo de uma candidatura com vista a recuperar as infraestruturas municipais afectadas pelos incêndios.
Em nota de imprensa, a Câmara, liderada por Valdemar Alves (PS), revelou que o momento será assinalado com um passeio pedestre por este trilho de cerca de três quilómetros.
A autarquia recordou que submeteu cinco candidaturas ao Centro 2020, entre elas o percurso pedestre "Contra a Corrente em Direcção ao Açude", num valor de 4,8 milhões de euros que serão financiados a 85% e os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Emergência Municipal.
Estes apoios destinam-se à "recuperação das infraestruturas e equipamentos que sejam considerados essenciais à vida das populações, nomeadamente o abastecimento de água, estradas municipais e arruamentos urbanos, sinalética e segurança rodoviária ou equipamentos municipais de lazer e turismo".
As cinco candidaturas apresentadas pelo município de Pedrógão Grande enquadram-se nas áreas da regeneração de áreas afectadas pelo incêndio, reabilitação e recuperação de estradas e caminhos municipais, reposição de infraestruturas afectadas da rede de distribuição de água e reabilitação de edifícios municipais. A substituição e reposição da sinalética afectada já foram, segundo a Câmara, concluídas.
Segundo a Câmara, o trilho "Contra a Corrente em Direcção ao Açude" é um dos 10 percursos pedestres do concelho.
"Trata-se de um percurso aconselhado para qualquer época do ano, com um grau de dificuldade fácil com desníveis pouco significativos, uma pequena rota circular com partida e chegada junto ao acesso à Praia Fluvial do Mosteiro com passagem por locais de elevado interesse e beleza", lê-se na nota.
O trilho permite "contactar com a natureza e com o passado deste concelho, directamente ligado à Ribeira de Pera e às infraestruturas aqui instaladas".
Ao longo deste percurso é possível observar os antigos sistemas de rega, com os seus açudes e levadas, bem como as ruínas de velhos moinhos e de lagares de azeite, lê-se ainda na nota.
O incêndio que deflagrou em 17 de Junho de 2017, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.
Câmara de Pedrógão recupera percurso pedestre destruído em 2017
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.