Rede de estabelecimentos prisionais do país tem 80 trabalhadores e 168 reclusos infetados com o novo coronavírus, dos quais 148 estão na cadeia feminina de Tires.
Um total de 248 casos de covid-19 foram detetados na rede de estabelecimentos prisionais do país, afetando 80 trabalhadores e 168 reclusos, dos quais 148 estão na cadeia feminina de Tires, segundo o último balanço dos serviços prisionais.
Fonte oficial da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informou a agência Lusa que, dos 80 trabalhadores infetados, 52 são guardas prisionais, 14 profissionais de saúde, sete técnicos profissionais de reinserção social, três auxiliares técnicos, dois professores, um auxiliar de cozinha e um segurança de empresa privada.
Entre os 248 casos positivos de covid-19 no sistema prisional, 168 dizem respeito a detidos, nomeadamente às 148 reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires e mais duas crianças.
Do mesmo estabelecimento estão também infetadas cinco guardas prisionais, duas profissionais de saúde e uma auxiliar de cozinha de empresa externa.
As duas crianças que acusaram positivo pelo novo coronavírus foram observadas na terça-feira numa consulta hospitalar de pediatria e regressaram ao estabelecimento prisional onde se encontram em isolamento na companhia das respetivas mães.
Segundo a direção-geral, vai realizar-se nos próximos dias "a nova testagem das reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires que agora acusaram ser negativos".
No estabelecimento Prisional de Lisboa, começaram hoje a ser testados 200 reclusos e 30 profissionais identificados como contactos de risco de seis detidos, colocados nos serviços clínicos, que deram positivo.
Embora assintomáticos, os seis reclusos com teste positivo foram encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus, em Caxias.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.