NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Por enquanto ainda não é possível confirmar se, no interior do veículo, se encontra o corpo do terceiro desaparecido, um homem, de 85 anos, de Alandroal.
A segunda viatura que caiu para dentro de uma pedreira em Borba (Évora), no deslizamento de terra e colapso da estrada 255, está localizada, estando a decorrer os preparativos para a retirar, disse fonte da Protecção Civil.
"A segunda viatura está localizada, desde sexta-feira à noite, e, esta manhã, estão a ser ultimados os procedimentos para a prender e retirar de dentro da água da pedreira", disse à agência Lusa a mesma fonte.
Questionada pela Lusa, a fonte disse que, por enquanto, ainda não é possível confirmar se, no interior do veículo, se encontra o corpo do terceiro desaparecido, um homem, de 85 anos, de Alandroal.
Na sexta-feira, foram recuperados os corpos de dois dos três desaparecidos no deslizamento de terras e colapso do troço da estrada em Borba, que eram os ocupantes de uma carrinha de caixa aberta, que foi arrastada para a pedreira.
A outra viatura confirmada pelas autoridades como tendo caído dentro da pedreira, onde seguiria o idoso de 85 anos, é a que a Protecção Civil está hoje a tentar retirar, ao 13.º dia de buscas.
O deslizamento de um grande volume de rochas, blocos de mármore e terra e o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, para o interior de duas pedreiras contíguas ocorreu no dia 19 de Novembro às 15:45.
Segundo a Protecção Civil, o acidente provocou a morte de dois trabalhadores da empresa de extracção de mármores da pedreira que estava ativa, um maquinista e um auxiliar de uma retroescavadora, cujos corpos já foram recuperados.
Na pedreira contígua, que estava em suspensão de lavra (sem atividade) e é a que possui o plano de água mais profundo, foi onde caíram, pelo menos, as duas viaturas, com um total de três pessoas.
O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente, que é dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, e duas equipas da Polícia Judiciária estão a proceder a averiguações.
O Governo pediu uma inspecção urgente ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras situadas na zona de Borba.
Borba: Protecção Civil em operações para retirar da água segunda viatura
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.