A FENSE considera que a bastonária Ana Rita Cavaco tem suportado "estoicamente os insultos que são dirigidos aos enfermeiros que estão em greve cirúrgica".
Dois dos sindicatos de enfermeiros que não convocaram a greve cirúrgica louvam o comportamento da bastonária da classe por "suportar estoicamente os insultos" que consideram que estão a ser dirigidos à classe.
Num comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), que é constituída por dois sindicatos, considera que a bastonária Ana Rita Cavaco tem suportado "estoicamente os insultos que são dirigidos aos enfermeiros que estão em 'greve cirúrgica'".
Na nota, a FENSE lembra ao Governo que "assumiu o compromisso de negociar e aprovar o acordo coletivo de trabalho" dos enfermeiros e que se as negociações não forem retomadas nos próximos dias avançará para uma greve.
Nos últimos dias, tem havido acusações aos sindicatos que convocaram a greve em blocos operatórios e à bastonária da Ordem dos Enfermeiros, sendo que até o primeiro-ministro anunciou que apresentará uma queixa à justiça contra a Ordem, tendo também criticado os sindicatos que convocaram a greve.
O Governo admitiu também já recorrer à requisição civil para travar a greve.
A FENSE, que é constituída pelo Sindicato dos Enfermeiros e pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem, não emitiu nenhum dos pré-avisos que permitiram a greve dos enfermeiros em blocos operatórios, nem a que decorre até final deste mês, nem a que ocorreu no final do ano passado.
A 'greve cirúrgica' foi marcada por dois sindicatos criados mais recentemente, a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE), independente, e o Sindicato Democráticos dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), afeto à UGT.
Além destas quatro estruturas existem ainda o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), sindicato afeto à CGTP e que se apresenta como o "maior sindicato nacional de enfermeiros", e o Sindicato dos Enfermeiros da Região da Madeira, que em conjunto constituem a Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros (CNESE).
No comunicado em que apoio a bastonária dos Enfermeiros, a FENSE lembra ao Governo que "assumiu o compromisso de negociar e aprovar o acordo coletivo de trabalho" dos enfermeiros e que se as negociações não forem retomadas nos próximos dias avançará para uma greve.
Bastonária dos Enfermeiros recebe apoio de dois sindicatos que não convocaram greve
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?