Sábado – Pense por si

Baleia com 20 metros deu à costa a norte da praia de Mira

13 de novembro de 2018 às 13:04
As mais lidas

O animal já se encontrava sem vida quando chegou à costa em frente à localidade de Barra de Mira. Deverá ser removido até quarta-feira de manhã.

Uma baleia morta, com 20 metros, deu esta terça-feira à costa em frente à localidade de Barra de Mira, já próximo da praia do Areão, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil Municipal de Mira. O animal deverá ser removido do local no máximo até quarta-feira de manhã, referiu o capitão do Porto de Aveiro, Carlos Isabel.

"A nossa intenção é remover ainda hoje. Mas, devido à grande dimensão do animal e ainda ao seu estado de decomposição, poderá ser normal isso acontecer só na quarta-feira de manhã", disse.

Em causa está uma baleia comum, macho, com 18,5 metros e quase nove toneladas.

"Vamos recorrer a uma retroescavadora dos serviços municipalizados de Mira", explicou ainda o responsável.

O animal será depois levado para um depósito.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.