Gaivota bate e abre porta do porão de avião. Incidente quase provocou uma “falha catastrófica” que levaria à morte de 112 pessoas.
Um evento "inédito" e com a probabilidade estatística de ocorrer menos de uma vez por cada 10 milhões de horas de voo quase provocou uma "falha catastrófica" que levaria à morte de 112 pessoas (105 passageiros e sete tripulantes) a bordo de um avião da SATA que estava a descolar, em junho de 2011, do Funchal com destino a Copenhaga (Dinamarca). O choque contra um bando de gaivotas na descolagem (evento comum) afetou os dois motores. Mas, caso "extremamente improvável", uma das aves teve um impacto direto na flapeta do manípulo da porta de carga - que só tem 66 cm2 de área - deixando-a aberta em pleno voo.
O relatório foi recentemente divulgado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).
Avião fotografado durante a aterragem de emergência já com a porta do porão abertaDR
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."