Sábado – Pense por si

Autor de atentado terrorista em Bruxelas foi detido em Portugal - mas fugiu

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 19 de outubro de 2023 às 13:47

Abdeslam Lassoued foi detetado ilegalmente na Guarda em 2015. SEF pediu a expulsão mas o tribunal decretou-lhe apenas apresentações semanais e o imigrante desapareceu. Foi depois detetado na Bélgica onde viria a cometer o atentado terrorista desta semana.

Abdeslam Lassoued, o autor do atentado terrorista que matou dois cidadãos suecos e feriu um terceiro em Bruxelas, no início desta semana, foi detetado ilegalmente em Portugal em outubro de 2015. Apesar de, à época, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ter pedido a sua detenção e expulsão de território nacional uma vez que o tunisino tinha já uma ordem de interdição de entrada na Suécia, o juiz que o ouviu em processo administrativo na comarca de Pinhel, na Guarda, decretou-lhe apenas a medida de coação de Termo de Identidade e Residência e de apresentações semanais às autoridades.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.