O Labirinto da Razão de Estado: Uma análise comparada da arquitetura do sistema de informações da República Portuguesa no contexto europeu
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
Como se organiza a segurança interna em Portugal, quem são os seus principais intervenientes, que funções desempenham, e que desafios se colocam à sua eficácia no século XXI?
As autoridades consideram que, no contexto do conflito entre Israel e o Hamas, "existirem condições que justificam" essa alteração.
Abdeslam Lassoued foi detetado ilegalmente na Guarda em 2015. SEF pediu a expulsão mas o tribunal decretou-lhe apenas apresentações semanais e o imigrante desapareceu. Foi depois detetado na Bélgica onde viria a cometer o atentado terrorista desta semana.
A embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu hoje pelas 15h dois envelopes suspeitos, tendo chamado a PSP, a qual enviou para o local meios da Unidade Especial de Polícia.
"Hoje recebemos a correspondência suspeita que outras missões [ucranianas] já haviam recebido na semana passada", disse à Lusa fonte da embaixada ucraniana.
Um dos irmãos detidos pela PJ por suspeitas de pertencerem à hisba, a polícia da moralidade do Estado Islâmico, ameaçou inspetores do SEF com martírio. SIS fez relatórios sobre Ammar A. e Yasir A.
"Espero que o seu deus lhe perdoe, porque o tribunal não lhe perdoa", declarou o juiz.
Para esta terça-feira está prevista a primeira reunião da comissão para começar a analisar e votar o relatório e as alterações propostas pelos partidos, no caso, PSD, BE, PCP e CDS.
Lucília Gago diz que investigação nunca desprezou "denúncia anónima" feita meses antes.
"Lista de compras" de material pretendido por organizações criminosas coincide com armamento roubado em Tancos.
Serviço de Informações de Segurança descartou a ligação do furto de material militar ao terrorismo, poucos dias após o roubo, em 2017.
Lista foi mencionada numa reunião da Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT), após o furto de Tancos, em 2017.
Na reunião da Unidade de Coordenação Antiterrorista dois dias depois do assalto à base militar foi avançada a hipótese de que se podia tratar de uma ataque terrorista.
Em cinco requerimentos, os centristas pedem dezenas de documentos ao Exército, de quem dependiam os paióis de Tancos, onde se se deu o furto, em Junho de 2017.
As autoridades identificaram oito raparigas que viajaram para a Síria com os portugueses do Estado Islâmico. Algumas levaram as crianças nascidas em Portugal, no Reino Unido e na Tanzânia – ao todo estão sinalizadas 15 menores. Sem contar com as luso-descendentes e os seus filhos.