O resultado foi divulgado num estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).
A autonomia dos carros eléctricos é inferior, em média, em 31% à publicitada pelas marcas, segundo um estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) e hoje divulgado.
Em causa está um teste feito pela Deco a 10 modelos do mercado, que demonstrou que "os construtores não exibem informação fiável sobre a autonomia".
"O avanço tecnológico acabou com o medo de ficar parado na estrada sem carga e já existem carros que anunciam autonomias de 600 quilómetros, mas entre o que as marcas publicitam nos 'sites' e as medições que realizámos há uma discrepância média de 31%", indica a associação, nas conclusões da análise, publicadas hoje na sua página na Internet.
Nos testes realizados, a Deco verificou que "os que mais erram na hora de publicitar a autonomia são a BMW e a Volkswagen", em modelos como o BMW i3 e o VW e-Golf.
"Ambos [os fabricantes] anunciam uma autonomia de 300 quilómetros e nenhum vai além dos 145 quilómetros", precisa a associação, falando numa "discrepância de 52% entre a autonomia anunciada e a real" nestes dois modelos.
Ainda assim, ambos "têm carga suficiente para mais de 90% dos trajectos diários", nota.
Do topo da lista das maiores discrepâncias consta também o modelo Renault Zoe (de nova geração), em que os "240 quilómetros medidos representam uma autonomia 40% inferior aos 400 quilómetros publicitados", segundo a Deco.
Em causa estão ainda os modelos Mitsubishi i-MiEV (que anuncia 150 quilómetros de autonomia e só permite 90 quilómetros), Opel Ampera (que anuncia 520 quilómetros de autonomia e só permite 340 quilómetros), Kia Soul EV (que anuncia 250 quilómetros de autonomia e só permite 165 quilómetros), Tesla Model S (que anuncia 505 quilómetros de autonomia e só permite 390 quilómetros), Nissan Leaf da geração anterior (que anuncia 200 quilómetros de autonomia e só permite 155 quilómetros) e Hyundai Ioniq (que anuncia 250 quilómetros de autonomia e só permite 210 quilómetros).
Com o modelo Volkswagen e-up verificou-se a "única excepção à regra", isto é, "mais autonomia do que o anunciado", adianta a Deco, falando numa diferença de cinco quilómetros.
Neste último caso, o fabricante anuncia uma autonomia de 160 quilómetros e a Deco verificou 165 quilómetros.
A autonomia dos carros eléctricos depende de factores como o estilo de condução, o trajecto realizado e a temperatura.
Autonomia dos carros eléctricos é inferior à publicitada pelas marcas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.