Ainda sem saber os resultados definitivos, o candidato independente disse que "ganhou", reconhecendo a "emoção especial, 24 anos depois, de voltar a ter a confiança dos figueirenses".
O cabeça de lista do movimento independente ‘Figueira a Primeira’, Pedro Santana Lopes, disse hoje que venceu a Câmara da Figueira da Foz nestas eleições autárquicas.
PAULO CUNHA/LUSA
"Ganhar nestas circunstâncias é uma proeza sem igual, porque, contra todas as tropelias, todas as armadilhas, todas as impugnações e contra os partidos grandes, médios e pequenos", afirmou aos jornalistas Pedro Santana Lopes, numa primeira reação às sondagens televisivas e aos resultados preliminares.
Ainda sem saber os resultados definitivos, o candidato independente disse que "ganhou", reconhecendo a "emoção especial, 24 anos depois, de voltar a ter a confiança dos figueirenses".
Santana Lopes, que foi presidente deste município entre 1997 e 2001, equacionou eleger quatro mandatos, contra quatro do PS e um do PSD.
"Estas eleições provaram para muita gente a razão pela qual tomei essa opção de sair da força política em que militei durante décadas", disse, acrescentando que o movimento de independentes "está a fazer história na Figueira e a contribuir para a democracia".
A estas eleições autárquicas, concorreram ainda Bernardo Reis (CDU), Rui Curado Silva (BE), Pedro Machado (PSD), Miguel Mattos Chaves (CDS-PP) e Carlos Monteiro (PS), atual presidente da autarquia.
O executivo municipal da Figueira da Foz é liderado pelo PS, com seis mandatos, contra três do PSD, após as eleições de 2017.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.