Sábado – Pense por si

Autárquicas depenam bancada parlamentar do Chega

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 10 de junho de 2025 às 23:00

Ventura assume à SÁBADO que pode perder elementos importantes em São Bento caso vença câmaras. Advogado anti-Mortágua pode subir a deputado.

Próxima paragem: eleições autárquicas. Para o Chega, a estratégia foi clara: colocar alguns dos nomes mais conhecidos do grupo parlamentar a encabeçar candidaturas às câmaras de concelhos que potencialmente pode ganhar. Em Sintra, onde o Chega obteve 26% nas legislativas e se tornou o mais votado no concelho, a cabeça de lista do partido é Rita Matias, vice da bancada parlamentar. Em Albufeira, onde o Chega esteve perto de 40%, o deputado Rui Cristina poderá ter de abandonar a Assembleia da República para ocupar o lugar de edil. Por outras palavras, caso se repita um resultado semelhante às legislativas – e visto que o cargo de presidente de câmara é exercido em exclusividade –, vários deputados terão de escolher entre ficar no parlamento ou nos paços do concelho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.