Diretora-Geral da Saúde fez um balanço da situação epidemiológica e reforçou o apelo à adoção de medidas contra a covid durante a Páscoa. Graça Freitas deixou o alerta: "Estamos longe de ter um verão descontraído".
A Direção Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta quarta-feira, que continua a recomendar o uso de máscara em espaços fechados e o isolamento de casos de infeção de covid-19, para o período da Páscoa. Em conferência de imprensa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, fez ainda um balanço da situação epidemiológica.
"A transmissibilidade continua muito elevada", sublinhou a responsável. Daí que tenha avisado: "Estamos longe de ter um verão descontraído".
Por "haver contacto com pessoas mais vulneráveis" na Páscoa, Graça Freitas entendeu por isso voltar a frisar as medidas de proteção que devem ser tomadas. "O isolamento para os doentes não terminou, em espaços fechados continuamos a recomendar o seu arejamento e, obviamente, continuamos a recomendar a utilização de máscaras em espaços fechados", exemplificou. Para a diretora geral da Saúde o uso de máscara "continua a ser uma medida protetora".
Número de casos semanais, 60 mil, é superior aos picos das curvas anteriores, exceto a do último inverno. Estamos longe de chegar a uma atividade basal baixa, que nos permita ter um verão descontraído e seguro, explicou Graça Freitas.
Neste momento a variante BA2 é a dominante em Portugal, mas SNS com grande capacidade para acomodar doentes com covid-19.
A mortalidade por covid-19 revela uma tendência estável, mas decrescente. No entanto, este valor é superior ao estipulado em 20 óbitos para abrandar medidas de proteção contra o vírus.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.