Sábado – Pense por si

Apenas um terço dos refugiados ucranianos com ofertas de trabalho

Diogo Barreto
Diogo Barreto 05 de abril de 2022 às 08:19
As mais lidas

Os atrasos na emissão de certificados de concessão de autorização de residência impedem que os refugiados ucranianos possam candidatar-se a ofertas de trabalho.

Apenas um terço dos refugiados da Ucrânia têm acesso a ofertas de trabalho. Segundo o jornal Público,  a plataforma criada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não está a conseguir acompanhar os 27 mil pedidos recebidos e, por isso, foram emitidos apenas 8.500 certificados de concessão de autorização de residência, incluído no regime de proteção temporária.

Ao diário, o SEF explicou que os certificados são emitidos assim que a Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde e a Autoridade Tributária emitem os respetivos números de identificação fiscal e de utente.

A Autoridade Tributária admite que se verificam "algumas situações pontuais de necessidade de confirmação adicional das identidades dos migrantes, designadamente, quando os respetivos dados sejam similares", o que pode resultar em atrasos. Já o SNS indica que os números de utente estão a ser emitidos em menos de 24 horas, tendo sido emitidos mais de 24 mil números.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.