Sábado – Pense por si

António Costa teve de subir 300 degraus no S. João

Primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente da República. Costa recebeu um manjerico sobre o hospital de Gaia/Espinho

O primeiro-ministro festejou o São João no Porto num dia repleto de peripécias, desde um desencontro com o presidente da câmara na ponte D. Luiz até ter de subir mais de 300 escadas devido à avaria num funicular.

Entre milhares de pessoas que enchiam as ruas na quinta-feira, António Costa não conseguiu passar despercebido, mas nem era esse o objectivo, pois a cada dois passos parava, sorridente, bem-disposto e divertido, para beijinhos, abraços, fotografias e marteladas.

Antes de ir para a confusão e diversão, o primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a reunião semanal, na Casa de Serralves e, daí, seguiu para Vila Nova de Gaia.

António Costa, acompanhado da mulher, foi recebido pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e levou na bagagem um quadro e umas garrafas de vinhos de presente.

Durante a breve conversa com Eduardo Vítor Rodrigues, o primeiro-ministro não fugiu ao tema futebol e disse que no jogo da selecção nacional com a Hungria, que resultou num empate por 3-3, os jogadores portugueses "lá recuperaram", conseguindo o apuramento.

Em defesa da unidade materno-infantil do hospital de Gaia/Espinho, que tem uma proposta de desqualificação apresentada pela comissão de avaliação da rede de referenciação hospitalar em saúde materna, António Costa recebeu um manjerico com a quadra: "Santo Costa milagreiro, bem-vindo ao São João, as crianças estão primeiro, não tomes má decisão!".

Daí, Costa foi para a ponte D. Luiz onde foi recebido pelo vereador da Habitação e Acção Social da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, porque o presidente da câmara, Rui Moreira, teve de ir embora, depois de estar algum tempo à sua espera.

Costa brindou com Vinho do Porto ao São João, a Gaia e ao Porto a meio da ponte e, achando que iria de funicular da ribeira do Porto até ao Seminário Maior, onde jantou, teve de alterar os planos e subir mais de 300 escadas.

Entre o fumo dos assadores e o cheiro a sardinhas e pimentos, a António Costa não faltaram opções e ofertas, mas ficou-se por uma azeitona e uma água no café Guindalense, a meio do percurso, porque o esforço já era muito.

"Costa, Costa, Costa" gritavam as pessoas à passagem do primeiro-ministro. Houve até quem parasse no trânsito para tirar uma fotografia, embora sem sair do carro.

Apesar da música popular portuguesa que se ia ouvindo pelas ruas, o primeiro-ministro não arriscou dançar, mas nunca recusou uma `selfie´.

Às 00:00, Costa assistiu ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa ao espectáculo pirotécnico sobre o rio Douro, com mais de 15 minutos, e registou o momento no telemóvel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.