Sábado – Pense por si

Ana Gomes diz que processo do Douro Azul é "tentativa de retaliação"

30 de setembro de 2019 às 21:59
As mais lidas

A ex-eurodeputada foi constituída arguida por "ofensa a pessoa coletiva", pelas suas declarações em 2016 sobre a investigação à venda do navio 'Atlântida' ao Grupo Douro Azul.

A ex-eurodeputadaAna Gomesdisse estar a ser alvo de uma "tentativa de retaliação e intimidação", após ter sido hoje constituída arguida pelas suas declarações em 2016 sobre a investigação à venda do navio 'Atlântida' ao Grupo Douro Azul.

Ana Gomes foi hoje constituída arguida por "ofensa a pessoa coletiva", situação que anunciou na sua conta na rede social Twitter.

Contactada pela Lusa, a antiga eurodeputada disse tratar-se de uma "tentativa de retaliação e intimidação".

Sobre o processo, que irá agora ser apreciado peloMinistério Público, para eventual acusação, disse estar "tranquila".

Em causa estão declarações proferidas em abril de 2016 por Ana Gomes, em reação a um comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) a anunciar buscas e diligências no quadro da designada "Operação Atlantis", relacionadas com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a venda do navio "Atlântida" aoGrupo Douro Azul.

Na ocasião, Ana Gomes declarou ao Diário de Notícias que a investigação era "um sinal de que algo está a mexer num caso de flagrante corrupção", envolvendo a venda "a patacos" do 'ferryboat' Atlântida ao Grupo Douro Azul, o qual, segundo a eurodeputada, tinha "muito que contar" às autoridades.

O grupo acusou então a eurodeputada de fazer "insinuações e acusações graves, visando atingir a credibilidade e prestígio" das empresas envolvidas e de "insinuar uma qualquer relação entre a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC com a venda do navio 'Atlântida' ao Grupo Douro Azul, sabendo que não correspondia à verdade".

"Não ofendi mais do que o comunicado da PGR", disse hoje à Lusa a antiga eurodeputada, garantindo a sua total "disponibilidade para ir a tribunal".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.