Sábado – Pense por si

Alterações ao programa de Matemática promove pensamento computacional

O novo programa, que inclui mais estatística e algoritmos no ensino básico, respondendo às críticas identificadas num estudo da OCDE sobre os currículos desatualizados.

O programa de Matemática do ensino básico vai voltar a ser modificado, desta vez para incorporar o pensamento computacional que foi apontado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como um dos elementos-chave a integrar nos currículos do século XXI, mas até hoje continua ausente dos programas escolares de muitos países desta organização, incluindo Portugal,avança o jornal Público.

As novas Aprendizagens Essenciais que em 2022/2023 começarão por ser aplicadas no 1º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes incluem estatística e algoritmos.

No documento sobre as novas Aprendizagens Essenciais , homologado em Agosto de 2021, refere-se o seguinte: "O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstracção, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação", cita o diário.

O desenvolvimento do pensamento computacional é um dos oito objetivos de aprendizagem comuns a todos os anos do ensino básico (1.º ao 9.º).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro