Sábado – Pense por si

Almeida e Costa: o quase juiz do Constitucional que só gerou polémica

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 31 de maio de 2022 às 13:38

A eleição para o Tribunal Constitucional deverá ter lugar esta tarde, mas publicamente o candidato a juiz só recolheu críticas, pelas posições sobre o aborto, sobre liberdade de imprensa e segredo de justiça. O atraso, as controvérias e as regras da casa.

A substituição já vem bastante atrasada. E esse é mistério que o TC não esclareceu. O juiz Pedro Machete, vice-presidente do Tribunal Constitucional, tem o mandato de nove anos "caducado" desde 1 de outubro último, como a SÁBADO já escreveu a 9 de janeiro. O TC, questionado na altura sobre as razões do atraso numa decisão que depende apenas de si próprio, já que está em causa um juiz cooptado – em que basta que os pares organizem a eleição para escolher o substituto – não esclareceu os motivos para, na altura, três meses de demora além do prazo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.