Sábado – Pense por si

Alerta para aumento de agressões a motoristas da STCP

Sindicatos ligados à empresa de transportes do Porto garantem que os conflitos e os actos de vandalismo têm acrescido

As organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) denunciaram hoje um aumento de agressões a motoristas e de actos de vandalismo contra autocarros, como consequência da degradação do serviço prestado.

 

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores e os sindicatos ligados à empresa alertaram que a taxa de incumprimento do serviço prestado pela STCP passou de 5% para 32%, reiterando o "défice brutal de motoristas, actualmente na ordem dos 130".

 

De acordo com as estruturas representativas dos trabalhadores, a entrada de um novo director de operações veio impossibilitar a habitual "prestação de trabalho extraordinário", o que tem tido "enormes" consequências, pelo que vão ser efectuadas queixas junto do Tribunal de Contas, aos municípios, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes e à Autoridade para as Condições do Trabalho.

 

"O serviço está cada vez mais degradado e os conflitos entre utentes e motoristas aumentam de dia para dia. Nas últimas semanas as agressões a motoristas dispararam significativamente, tendo três trabalhadores recebido tratamento hospitalar, tal era o seu estado", referiu ainda o comunicado, que acrescentou que "os actos de vandalismo para com as viaturas aumentaram".

 

A acompanhar o comunicado as organizações representativas dos trabalhadores da STCP divulgaram uma carta aberta ao Conselho de Administração da empresa, pedindo "medidas urgentes que visem a segurança e protecção dos motoristas no desempenho das suas funções nomeadamente nas linhas e serviços mais problemáticos, a protecção dos mesmos quanto a agressões, conflitos e insultos de que os mesmos têm vindo a ser alvo por parte dos utentes dos serviços públicos de transporte, em consequência da falta de motoristas para cumprimentos de todos os horários".

 

A Lusa pediu uma reacção à STCP, mas tal não foi possível em tempo útil.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.