Sábado – Pense por si

Afinal, os jovens votam ou não?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 14 de fevereiro de 2024 às 07:00

Os estudos mostram que são mais indecisos na hora de votar e que tendem a preferir partidos mais das franjas. Investigadores avisam que intenções de voto nas sondagens podem não significar um voto nas urnas.

A 10 de março de 2024, mais de nove milhões de eleitores serão chamados a votar. E uma das grandes incógnitas destas eleições prende-se (como tantas vezes) com os jovens. Será que vão votar? E em quem? Há estudos que afirmam que os mais novos votam mais que os mais velhos, enquanto outros desmentem esta teoria. O que todos os estudos confirmam é que a participação cívica entre os menores de 35 anos foge das formas tradicionais. O que os vários estudos apontam é que de facto, os jovens optam por outro tipo de política ativa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.