Sábado – Pense por si

Advogados defenderam processos disciplinares contra procuradores

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 04 de junho de 2018 às 20:00

Representantes da ministra da Justiça no Conselho Superior do MP votaram a favor da proposta feita pelo advogado de um arguido no processo de José Sócrates, que criticou divulgação dos vídeos dos interrogatórios

Os dois representantes da ministra da Justiça no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) defenderam a abertura de processos disciplinares aos procuradores que estão a investigar a divulgação de vídeos do processo Operação Marquês pela CM TV e SIC. A proposta foi feita pelo advogado Castanheira Neves - membro do CSMP eleito pela Assembleia da República e defensor de Jaoquim Barroca, administrador do Grupo Lena, arguido no processo - numa da últimas reuniões do órgão máximo do MP. Castanheira Neves defendeu que os magistrados do MP, após a divulgaçãod as primeiras imagens, deveriam ter tido uma "actuação enérgica no sentido da sua interrupção pelos meios legalmente ao seu dispor".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.