Sábado – Pense por si

"Activo importante". Costa mantém confiança no ministro da Defesa

08 de outubro de 2018 às 15:25
As mais lidas

Primeiro-ministro recusou que Azeredo Lopes seja "um problema" neste momento para o executivo devido aos desenvolvimentos das investigações ao furto e recuperação de material militar de Tancos.

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua confiança política noministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, considerando que é um "activo importante" no Governo.

"A visita está marcada há bastante tempo, mas a confiança também está manifestada há bastante tempo", disseAntónio Costa, acrescentando que a confiança no ministro da Defesa está "inalterada" desde que o Governo assumiu funções em Novembro de 2015.

O primeiro-ministro respondia aos jornalistas no final de uma visita à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria, a primeira que o chefe de Governo realiza ao ramo.

Ao lado do ministro da Defesa Nacional, que fez saber que não responderia a perguntas, António Costa recusou queAzeredo Lopesseja "um problema" neste momento para o Executivo devido aos desenvolvimentos das investigações ao furto e recuperação de material militar deTancos.

"Pelo contrário, é, como todos os membros do Governo, um activo importante. O Governo funciona em equipa e todos somos um activo para que o Governo continue a desempenar as suas funções", disse.

Instado a comentar as críticas daqueles que consideram que a posição do ministro está fragilizada, António Costa respondeu: "Quando o Dr. Marques Mendes for primeiro-ministro, decidirá quem são os membros do Governo. Enquanto for eu primeiro-ministro, sou eu que decido".

"Não creio que o Dr. Marques Mendes esteja na iminência de ser primeiro-ministro nem eu de ser comentador", ironizou, negando ainda que esteja prevista "alguma alteração" quanto à permanência do ministro da Defesa no Governo.

O comentador político Marques Mendes defendeu, no domingo, no seu espaço de opinião naSIC, que o ministro da Defesa deveria "sair ou ser convidado a sair" por ser "um ministro sob suspeita" no caso de Tancos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.