Sábado – Pense por si

Acidente provoca duas vítimas mortais e 13 feridos em procissão nos Açores

Um atropelamento numa procissão provocou esta terça-feira dois mortos, quatro feridos graves e seis ligeiros na freguesia das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, nos Açores.

Um atropelamento numa procissão provocou na terça-feira dois mortos e 13 feridos na freguesia das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, nos Açores.

Segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, no total foram 15 as vítimas deste acidente, entre os 16 e os 84 anos.

Para além de nove feridos encaminhados para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, quatro deram entrada no Centro de Saúde da Praia da Vitória.

As vítimas mortais eram do sexo feminino e tinham 68 e 84 anos.

Entre os feridos contam-se oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, a maior parte dos quais com mais de 40 anos.

Numa conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde dos Açores, Rui Luís, que tutela a Proteção Civil, disse que entre os feridos existiam quatro graves, mas apenas uma mulher de 60 anos "está em situação mais delicada".

"Foi um acidente multivítimas, com o despiste de uma viatura durante uma procissão, que provocou um atropelamento múltiplo", adiantou.

O acidente ocorreu às 20:29 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.

As vítimas participavam numa procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Para o local do acidente, no concelho da Praia da Vitória, dirigiram-se 24 bombeiros e 11 veículos, além da equipa de Suporte Imediato de Vida, da PSP, e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Segundo Rui Luís, foi enviada uma equipa de apoio psicossocial para o local e outra para o Hospital da Ilha Terceira.

Questionado sobre os motivos que terão provocado o acidente, Rui Luís disse não ter informações, acrescentando que a PSP "é que está com o caso entre mãos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.