Sábado – Pense por si

A rede de grupos ambientalistas que apoia os ativistas julgados

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 12 de dezembro de 2022 às 08:00

Os jovens detidos por ocupar a FLUL é que dão a cara pela causa, mas por detrás está uma complexa estrutura com ligações políticas, a outros ativistas e aos defensores legais – e esses preferem ficar na sombra.

Entre árvores e bambus do Parque das Nações, Lisboa, quatro jovens universitárias desembrulhavam a prata das sanduíches. Era o único momento de paz nas próximas horas: naquele 29 de novembro, iam ser julgadas por desobediência civil e introdução em lugar vedado ao público após terem ocupado a Faculdade de Letras para se manifestar pelo clima. "Estranhamente não estamos nervosas. O nosso objetivo é provar que estamos em emergência climática e, por mais que tentem criminalizar ativistas, esse facto não vai mudar", afirmou à SÁBADO Ana Carvalho, uma das arguidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.