Sábado – Pense por si

A operação para matar os Três Grandes

Marco Alves
Marco Alves 01 de novembro de 2021 às 18:00

Os planos de Hitler para assassinar Roosevelt, Estaline e Churchill tiveram um ensaio (trágico) em Lisboa e terminaram numa louca operação secreta no Irão.

A ação começou a 1 de junho de 1943 com um espião alemão sentado num banco de madeira do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Naquele tempo, os aeroportos não eram como agora, e ir ver os aviões era um programa quase familiar. Mas o espião não estava a lazer, até porque pouco passava das 6h da manhã. Como se sabe, Lisboa nesse tempo era uma placa giratória de refugiados judeus e teatro de operações de espiões dos dois lados da guerra. Sentado, o espião observava a pista do aeroporto. Há dias, desde que chegara de Berlim, que só fazia isso. Provavelmente havia também espiões dos Aliados a fazer o mesmo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.