Sábado – Pense por si

Operação Entebbe: como Israel libertou reféns judeus no Uganda

Miriam Assor
Miriam Assor 04 de julho de 2021 às 14:33

Completam-se hoje 45 anos da Operação militar Entebbe; a missão de resgate mais complexa de todos os tempos, realizada pela especial unidade do IDF, Sayeret Matkal, que conseguiu libertar judeus e israelitas judeus, reféns nas mãos de terroristas, no Uganda, liderado pelo louco assassino Idi Amin Dada.

No domingo, 27 de junho de 1976, o voo 139 da Air France deixou o Aeroporto de Ben Gurion, em Israel, fez escala em Atenas e descolou em direção ao seu destino final, Paris, com 248 passageiros a bordo.  Benny Davidson, hoje com 58 anos, um orador motivacional, ia com os pais, Sara e Uzi, e o irmão mais velho, Ron. A viagem – da cidade luz seguiriam para Nova Iorque – era a sua prenda de barmiztvá. A maioridade no judaísmo, 13 anos, revelar-se-ia oportuna; a passagem de infância para a idade de homem ser-lhe-ia colocada à sua frente de forma bruta e inesperada. A boa disposição da família, que ia sentada na parte traseira do avião, não tardou a ser interrompida pelas piores razões. Sara percebeu que algo estava errado; uma hospedeira correu em direção à cabine. Ouviu um grito e viu o seu rosto ficar neve.  Benny lembra-se a frase que a mãe escolheu dizer: "Fomos sequestrados".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?