A carreira de político abriu caminho à de gestor e de empresário, na qual também se saiu bem. A liderança da Mota, cuja nomeação deu polémica, foi o salto. A queijaria em Contenças, o preferido.
A Mota, os queijos e a consultora: o Jorge Coelho dos negócios
Jorge Coelho não poupou na argumentação quando convidou Anabela Fraga para ser diretora de produção da queijaria que ele decidira montar. "Disse-me que o seu sonho era fazer uma queijaria, falou-me do avô e dos pais e sugeriu que só avançaria se tivesse a garantia de que teria um produto de excelência", contou a engenheira alimentar à SÁBADO em 2017, pouco depois da abertura da queijaria Vale da Estrela. Coelho aceitou as condições da sua futura directora de produção, das salariais à construção de uma unidade fabril moderna. Quando o primeiro queijo foi produzido não estava na fábrica – enviaram-lhe um vídeo do momento e ele ligou de volta, emocionado.
Jorge Coelho, que morreu ontem vítima de ataque cardíaco, teve a carreira de político – e a outra. Nos negócios fez-se primeiro como gestor - depois foi empresário no seu projecto mais pessoal, a queijaria. "Depois de ter passado a vida inteira a trabalhar para outros, decidi avançar com um projecto em nome próprio e construí uma fábrica de queijos em Mangualde", contou então à SÁBADO. O seu pai e avô, que o trataram como um pequeno príncipe, fizeram a vida num negócio de compra e venda de queijos – para o descendente este era um projecto especial. "Há aqui um profundo investimento emocional. Ainda pensei noutras áreas, mas a carga afectiva que esta me oferece acabou por ser decisiva", explicou.
A queijaria vingaria comercialmente e venceria, em 2019, uma medalha num dos mais importantes concursos internacionais de queijo. Nessa altura, a vida do Jorge Coelho gestor e empresário dividia-se em três tabuleiros: a Vale da Estrela; o Conselho Estratégico da construtora que liderara anos antes, a Mota-Engil; e a sua consultora de negócios, com escritório numa das torres das Amoreiras.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.