
Contrato de concessão para TGV é assinado hoje
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030 e a segunda (Soure-Carregado) em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030 e a segunda (Soure-Carregado) em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
A construtora vai reduzir o número de membros da administração de 19 para 15. Vai ainda entrar para o conselho de administração Li Guangming.
A Galp anunciou que vai propor aos acionistas a redução do capital social até 9%, por extinção de ações próprias, segundo dois comunicados enviados ao mercado.
Os mercados reagiram de forma positiva à eleição do presidente norte-americano. Mas as tarifas recíprocas - que devem começar a ser implementadas esta quarta-feira - foram um ponto de viragem na confiança dos mercados. "Ninguém esperava este tsunami de tarifas e protecionismo", diz economista.
Às ações da Mota-Engil seguiam-se as da Navigator, Corticeira Amorim e Jerónimo Martins, que subiam 1,73%, 1,39% e 1,36%, respetivamente.
As principais bolsas europeias abriram hoje em queda livre, a seguir a tendência das praças asiáticas, devido às tarifas de Trump impostas aos parceiros comerciais dos EUA.
A tutela assegura que quaisquer alterações ao traçado são da responsabilidade da concessionária e que desconhece o desenho final do troço do projeto de alta velocidade.
Em causa está a ação de impugnação entregue pelo MP no Supremo Tribunal Administrativo que pode levar à suspensão das obras que tinham arrancado em dezembro de 2024.
Angola pode ser usada pelos EUA no confronto com a China, que é desde 2006 o maior parceiro comercial do país africano. Porém, administração Trump não reserva nada de positivo para os angolanos.
Faz 'coaching' a título pessoal a uma ministra, presta apoio a escolhas para o gabinete de outra, vai em visitas aos bastidores do poder “para ir ver amigos”. O Governo e Cunha Vaz, uma das principais figuras no mercado das agências de comunicação, estão numa relação - informal.
O primeiro-ministro anunciou no Parlamento o arranque da construção do Hospital Lisboa Oriental dentro de quatro dias. A obra está a cargo do consórcio da Mota-Engil.
Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.
Como um consórcio de fundos dos Estados Unidos, especializados em comprar dívida a desconto e a reestruturar empresas, ganharam mais de €275 milhões na concessão da A31, da A42 e da A43, onde o Estado e a Brisa perderam uma fortuna.
É uma das maiores dívidas em salários de sempre em Portugal. Cerca de 140 famílias perderam o rendimento e o posto de trabalho na insolvência, que acusam de dolosa, da AETPL. Na longa batalha judicial, os primeiros processos já foram ganhos pelos estivadores.
Faz 4 mil milhões em lucros anuais em 120 países. Gere os aeroportos do país e está nas duas pontes de Lisboa. Terá uma posição forte, e tempo, para negociar quem pagará Alcochete.
Passou, por uma unha negra, do governo Pintasilgo para o de Sá Carneiro. Cavaco bateu com a caneta na mesa de entusiasmo - quando lhe disse que podia avançar com o 14º mês para os pensionistas. Irritou o “presunçoso” senhor Thomsen da troika. E deu-se bem com Moedas, para quem perdeu o lugar de comissário que o seu amigo Juncker lhe reservara.