Comparando com os números de 2020 foram mais 301 as crianças registadas sem o nome do progenitor, ou seja, uma média de dois nascimentos por dia.
Em Portugal, no ano passado, o número de recém-nascidos registados sem o nome do progenitor disparou. Segundo os dados do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), falamos de 820 crianças a quem não foi acrescentado o nome do pai no Cartão de Cidadão.
Dongxu Fang / Costfoto/Future Publishing via Getty Images
Se olharmos para os números de 2020, são mais 301 bebés, um valor que representa uma média de dois nascimentos por dia, avança esta terça-feira o Jornal de Notícias.
Por outro lado, se analisarmos os dados referentes às progenitoras, em 2021 não houve crianças registadas sem o nome da mãe, algo que no ano anterior tinha acontecido a oito recém-nascidos.
Ainda assim, as autoridades não têm uma justificação para estes números. Referem que podem estar relacionados com questões sociológicas - como o "aumento das relações sexuais ocasionais" - ou ainda com a mudança dos paradigmas familiares uma vez que o número de casais homossexuais com filhos, bem como de mulheres que recorrem a processos de inseminação artificial, têm aumentado.
Mas aoJornal de Notícias, Carla Rodrigues, presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida explica que no ano passado se registou "uma drástica reducação" de tratamentos, algo que classificou mesmo como sendo um "ano catastrófico para a PMA", mas ressalva que os portugueses podem estar a recorrer a tratamentos no estrangeiro.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres