Sábado – Pense por si

4.ª vaga: Mais novos casos, metade dos internados e 10 vezes menos mortes

Diogo Camilo
Diogo Camilo 04 de julho de 2021 às 18:00

A incidência atual é superior à que Portugal registou na 1.ª e na 2.ª vaga mas, comparando a atual situação com março e setembro de 2020, os internamentos caíram para metade. Número de mortes é 10 vezes inferior aos da 1.ª vaga e 4 vezes menor aos da 2.ª. O que mudou? A vacinação.

O número de casos de covid-19 está a aumentar a um ritmo ainda maior do que o observado em outras vagas da pandemia. Este domingo, Portugal aproximou-se perigosamente do limite de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes, quadruplicando o número de infetados diários em pouco mais de um mês. Mas o efeito da vacinação é óbvio: apesar da vaga protagonizada pela variante Delta ter originado mais infetados, o número de internados caiu para metade quando comparado com o início da 1.ª e da 2.ª vaga, enquanto as mortes registadas são 10 vezes menores em relação a março de 2020 e quatro vezes menores às de setembro de 2020.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.