Neste momento 1315 bombeiros, 413 viaturas e 2 meios aéreos combatem as chamas.
O incêndio que está a consumir o Parque Natural da Serra da Estrela já provocou três feridos graves e 19 feridos ligeiros, segundo as declarações do comandante nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), André Fernandes. Esta terça-feira, durante a tarde, houve um acidente que envolveu carros de bombeiros que provocou mais dois feridos.
Nuno André Ferreira / LUSA
Assim sendo, já 25 pessoas tiveram de ser assistidas mas "nenhum dos feridos graves corre risco de vida".
Para além disso, mais de mil pessoas já tiveram de ser retiradas das suas casas durante, por ordens das autoridades, perante a e deixaram muitos animais para trás. O IRA - Intervenção e Resgate Animal - tem estado no terreno a tentar encontrar estes animais.
A associação refere que já resgatou sete animais, no entanto um dos cães que encontraram já estava morto pois tinha sido carbonizado. Os animais encontravam-se "em estado muito grave" e foram "encaminhados de imediato para o hospital veterinário mais próximo". Esta associação teve de abandonar o terreno mas a Associação Portuguesa de Busca e Salvamento vai manter 10 operacionais no local.
Neste momento existem três frentes ativas que estão a preocupar as autoridades, no local encontram-se às 22:30 1315 bombeiros apoiados por 413 viaturas e 2 meios aéreos.
Apesar do incêndio ter sido dado como controlado reativou esta segunda-feira e atinge os municípios de Manteigas, Covilhã e da Guarda. Estas reativações já levantaram muitas dúvidas sobre a sua origem e a polícia judiciária está a investigar o incêndio e as ativações para saber quais as suas causas.
O fogo que se iniciou na madrugada do dia 6 de agosto parece não dar tréguas no seu décimo dia.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.