Sábado – Pense por si

Procurador Rui Cardoso é o novo diretor do DCIAP

Lusa 06 de novembro de 2024 às 19:19
As mais lidas

De acordo com a mesma fonte, a nomeação foi esta quarta-feira decidida pelo plenário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), esta manhã, por "voto secreto e maioria".

O procurador-geral adjunto e antigo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Rui Cardoso, foi esta quarta-feira escolhido como próximo diretor do DCIAP, sucedendo a Francisco Narciso, confirmou fonte judicial.

De acordo com a mesma fonte, a nomeação foi esta quarta-feira decidida pelo plenário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), esta manhã, por "voto secreto e maioria".

Com esta decisão, Rui Cardoso sucede a Francisco Narciso como diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o departamento do Ministério Público dedicado a investigar a criminalidade mais complexa.

Francisco Narciso foi nomeado para o cargo em maio de 2022, saindo antes do término do seu mandato, previsto para setembro de 2025, quando terminava a comissão de serviço de três anos.

Segundo a mesma fonte, Francisco Narciso será colocado no Tribunal Constitucional.

O novo diretor do DCIAP, Rui Cardoso, tomou posse como procurador-geral adjunto a 04 de setembro de 2024, ficando colocado na Procuradoria-Geral Regional de Évora.

Entrou na magistratura do Ministério Público em 1995 e foi docente do Centro de Estudos Judiciários entre setembro de 2016 e janeiro de 2023.

Foi eleito presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) em março de 2012, sucedendo a João Palma na liderança do sindicato.

Ainda dirige a Revista do Ministério Público, tutelada pelo sindicato.

Tiago Sousa Dias/Correio da Manhã
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.